Como escolher a capacidade produtiva da máquina de gelo?

capacidade produtiva maquina de gelo

Abrir uma fábrica de gelo é um processo que requer um plano de negócios completo, desde o estudo do mercado local onde você pretende se instalar ao planejamento operacional.

Diante disso, trouxe algumas dicas para te auxiliar no processo de escolha da capacidade produtiva da sua máquina de gelo. Vamos lá?

Faça uma análise de mercado

Analisar o mercado é uma das etapas para a elaboração do plano de negócios. Para isso, é preciso analisar a oferta e demanda do produto na sua região. Aconselhamos que você faça uma pesquisa no raio que você pretende atuar, para saber quem são os clientes, concorrentes e fornecedores. O mercado concorrente deve ser analisado de acordo com o volume de produção, o preço praticado, o sistema de distribuição e a qualidade do produto.

Identificar o público-alvo de seu empreendimento também é fundamental. Parece óbvio, mas é importante lembrar: sem clientes, não há como uma empresa existir. Para traçar seu público você deve levar em consideração qual área deseja atender. O gelo pode ser útil para diversas finalidades, como por exemplo:         

  • Para consumo próprio;         
  • Fins terapêuticos;         
  • Bares;         
  • Restaurantes;         
  • Hotéis;         
  • Indústrias químicas;         
  • Festas;         
  • Panificadoras;         
  • Psiculturas etc.

E cada tipo de gelo pode atender um público diferente.

Leia também: Máquina de gelo industrial X máquina de gelo comercial

Faça uma pesquisa de mercado:

O primeiro passo para definir a capacidade da sua máquina de gelo é realizar a pesquisa de mercado na sua região. Defina quem são seus concorrentes, possíveis clientes e quantos habitantes residem. Como descrito acima.

Escolha seu público-alvo:

Análise qual segmento você pretende atender, ou seja, seu público-alvo, lembrando que o gelo pode ser útil para diversas finalidades. Aqui você deve definir qual tipo de gelo pretende fabricar, pois cada tipo de gelo existe uma máquina, além de atender segmentos diferente.

Aconselho aqui que você defina o seu período de venda (distribuição), se vai ser semanal, mensal, diário. Após definir seu período, busque por pontos de vendas no raio de atuação, que possuem freezers e pergunte a média de sacos de gelo vendidos dentro do seu plano de distribuição. Depois dessa informação, dívida o número de sacos pelos dias do seu período de venda. 

Essa informação dará a você uma ideia de atuação. É importante você saber que em um freezer tradicional, cabem em média 60 pacotes de 5kg de gelo cubo. Essa informação ajuda você a ter uma ideia de quantos pontos você pode atender.

Defina a ideia de investimento:

Após realizar a pesquisa e definir qual público você pretende atender e qual tipo de gelo pretende fabricar, o próximo passo é definir sua ideia de investimento, isso significa que, é necessário definir o quanto pretende investir no equipamento e em todo o projeto. Essa ideia dará um norte para a escolha da capacidade da sua máquina de gelo.

Lembre-se

Essas são apenas dicas para te auxiliar nessa etapa para a escolha do seu equipamento.

Leia também: Como montar um plano de negócio para sua fábrica de gelo

Posts Relacionados

ASSINE NOSSOS CONTEÚDOS

Inscreva-se para receber nossos conteúdos e participe da comunidade MAC TOTAL ICE.

© 2021 Mac Total Ice | Máquina de Gelo

ASSINE NOSSOS CONTEÚDOS

Inscreva-se para receber nossos conteúdos e participe da comunidade MAC TOTAL ICE.