Como definir o tamanho da câmara fria para sua fábrica de gelo.

Se você está com dificuldade em definir o tamanho da câmara fria, para sua fábrica de gelo, trouxe algumas informações que pode te auxiliar nessa questão.

Sua escolha, vai depender muito do seu plano de negócio, pois você pode querer estocar mais gelo, então é necessário que compre uma câmara maior.

Definição de tamanho da câmara-fria para máquina de gelo cubo:

Os sacos de gelo cubo dentro da câmara-fria, deve ocupar mais ou menos 60% da sua capacidade, pois é necessário deixar um espaço destinado à circulação, como corredores, além de 0,5 m de distância do teto, por conta do evaporador da câmara frigorifica.

Diante disso, realizamos um cálculo para definir esse espaço, porém, ele é mais assertivo para fabricantes de gelo cubo com máquinas menores, isso significa, máquinas de gelo de 01 até 10 toneladas.

A Fórmula para essa conta é: m³ x 920 x 0,6 

Ou seja, o cálculo correto é: o metro cúbico da câmara fria X a densidade do gelo X a capacidade do gelo dentro da câmara fria.

– Vamos ao exemplo para que você possa entender melhor: Para uma máquina de 1 tonelada, indicamos uma câmara-fria de 3x3x3m. (C x L x A).

3x3x2,5 = 22,5 x 920 x 0,6 = 13.500 quilos

Que resultaria em: 2.700 pacotes de 5kg ou 4.500 de 3kg.

Você também tem a opção de realizar essa conta inversa, onde, primeiro define a capacidade que você deseja armazenar em estoque. Assim, você teria a ideia de dimensão de quanto de espaço vai precisar em sua câmara frigorifica.

Definição de tamanho da câmara-fria para máquina de gelo escama:

Para o gelo escama, utilizamos quase a mesma conta para definir esse espaço. Caso você venda esse tipo de gelo arganel, fazemos: m³ x 920 x 0,7. O gelo fora do pacote ocupa um espaço menor dentro da câmara fria, por isso é utilizado o valor de 0,7.

Porém, se a estocagem for feita em pacotes, recomenda-se fazer: m³ x 920 x 0,6

Definição de tamanho de câmara fria para projeto de máquina:

Independente da escolha do tipo de gelo, se você pretende produzir com máquinas a partir de 10 toneladas, aconselho que você entre em contato comigo para que eu possa realizar um projeto de planta de fábrica de gelo para você. Ou seja, busque auxílio antes de realizar esse cálculo.

Dica importante:

Nunca deixe sua câmara-fria vazia!

Sempre tenha gelo disponível de acordo com a necessidade do seu público, pois imprevistos podem surgir. É necessário também, que seja feito um planejamento, para que assim você consiga cobrir todas as demandas.

Seguir as dicas que eu citei acima vai ajuda a saber exatamente qual a necessidade que a sua fábrica de gelo tem. Mas, não deixe de entrar em contato com uma empresa especializada nesse equipamento, para que você obtenha informações mais exatas sobre essa questão, essa etapa é muito importante para seu projeto.