05 Dicas para escolher a embalagem de gelo ideal.

O gelo é um produto fortemente consumido no Brasil e na maioria das vezes, ele é transportado de um lugar para outro por diversas vezes até chegar ao seu consumidor final. Por esse motivo estou aqui para te dar algumas dicas de como escolher a sua embalagem de gelo. Vamos lá?

Dicas para definir a sua embalagem de gelo:

Para sua marca se destacar das demais, a embalagem de gelo é um fator importante e que agrega valor ao seu produto. É muito importante que você faça um layout que chame atenção, além de proporcionar uma diferença estética e visual.

A escolha do material para sua embalagem é outra etapa que deve ser levada em consideração, pois deve ser de alta resistência, possuir praticidade (como alça) e ser de qualidade para suportar o transporte do produto com segurança.

Em sua maioria, as embalagens de gelo, são compostas por resina plástica, em diversas medidas e espessuras, com impressão do seu logo e informações sobre o produto.

Finalidade da embalagem de gelo:

  • Conservar as propriedades do gelo;
  • Facilitar o transporte.
  • Inibir o contato externo;
  • Facilitar o manuseio.

Seu pacote de gelo deve seguir alguns padrões, são eles:

Como o gelo é considerado alimento, sua embalagem deve seguir alguns padrões solicitados pelo Inmetro. A legislação específica sobre rotulagem de alimentos embalados exige que o rótulo desses produtos contenha, pelo menos, as seguintes informações:

  • Denominação de venda do alimento (nome ou nome e marca do alimento)
  • Lista de ingredientes;
  • Conteúdo líquido (quantidade contida na embalagem);
  • Identificação de onde foi fabricado;
  • Identificação do lote;
  • Prazo de validade;
  • Clichê;
  • Instruções sobre o preparo e uso do alimento, quando necessário.

Além dessas informações, deve ser incluída nos rótulos das embalagens de alimentos que exijam condições especiais para sua conservação, uma legenda com caracteres bem legíveis, indicando as precauções necessárias para manter suas características normais, devendo ser indicadas as temperaturas máxima e mínima para a conservação do alimento e o tempo que o fabricante garante sua durabilidade nessas condições.

Propriedades da embalagem para gelo:

  • Densidade;
  • Transparência;
  • Maleabilidade.

Outro fato importante atestado na nossa embalagem para gelo é a resistência do material com relação ao peso e ao transporte do gelo. A embalagem para gelo deve ser reforçada, forte e espesso para aguentar o gelo sem a menor possibilidade de rasgar ou de romper.

A “espessura” do plástico é determinada em micras, que relacionada com o “peso”, define a sua “densidade”. Portanto, quanto maior a micra do seu pacote de gelo, maior será o custo. Dessa forma, podemos ter plásticos com alta densidade de espessuras finas ou plásticos de baixa densidade com espessuras grossas. Para você realizar um orçamento, é necessário definir a quantidade além da dimensão e espessura.

Tamanhos utilizados em cada embalagem de gelo:

Embalagens de 3kg:

As medidas geralmente utilizadas são: 28 x 47 x 12mm

Embalagens de 5kg:

As medidas geralmente utilizadas são: 28 x 65 x 15mm

Embalagens de 10kg:

As medidas geralmente utilizadas são: 40 x 70 x 15mm

Leia mais: Máquina de gelo industrial X máquina de gelo comercial - Entenda a diferença

Vale lembrar:

Existem diversas dimensões de sacos de gelo, então antes de realizar sua compra, certifique-se de que ele é do tamanho adequado para o seu produto. É comum o gelo em cubo ser vendido em embalagens de 3kg, 5kg e 10kg. Então, antes de tudo, realize uma pesquisa de mercado em sua região e defina em seu plano de atuação, quantos quilos você pretende comercializar e qual é o tamanho e preço praticado do pacote de gelo.

Você deseja receber mais conteúdos como esses?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade MAC TOTAL ICE.

A Mac Total Ice precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo conteúdos. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento.