Envasadora de água mineral: saiba como diversificar os seus produtos

Ter uma fábrica envasadora de água mineral e estar neste mercado desafiador requer planejamento, estrutura logística, física e financeira. Por isso, para se destacar, geralmente as empresas precisam pensar fora do óbvio do segmento e passar a oferecer diferenciais competitivos para o consumidor – seja no tipo de produto ou até mesmo na embalagem.

Mas como exatamente diversificar os itens em um mercado onde a cadeia produtiva é tão simples? Quais tipos de produto podem ser oferecidos por uma indústria com este modelo de negócios?

Preparamos algumas dicas importantes para que você comece a pensar na melhor forma de crescer e se destacar. Confira:

Entenda as necessidades dos seus clientes

Como envasadora de água mineral, certamente você se tornou fornecedora de inúmeros estabelecimentos espalhados no seu raio de atuação – distribuidoras, padarias, supermercados, restaurantes, entre outros – que costumam comprar direto da sua empresa para manter um estoque. Então, o primeiro passo para expandir os seus negócios é ouvir as necessidades dos seus clientes.

Aborde-os e entenda em quais segmentos eles gostariam de ser tão bem atendidos (como no seu) e estude esses mercados. Por exemplo, se você atende diretamente uma rede de postos de gasolina que tem um alto volume de saída de gelo em cubo, mas seu fornecedor atual não alcança as expectativas, essa seria uma opção interessante para atuar, já que a cadeia produtiva do gelo é muito parecida com a de uma envasadora de água mineral.

Identifique as oportunidades de negócio

Depois de estudar essas necessidades, é hora de identificar as oportunidades na sua região. Estude a concorrência e os canais de vendas e distribuição que você precisaria ter para atender à demanda.

Levante os prós e contras do segmento, mapeie os pontos fortes e fracos que a sua empresa teria se entrasse no mercado. Além disso, estude por quais mudanças a sua fábrica precisaria passar para atender esse novo setor e faça uma previsão de investimento x lucro.

É necessário ter em mente que a envasadora de água mineral já possui um reconhecimento no segmento e que destoar muito do que você já oferece pode ser perigoso. Desta forma, evite mudanças bruscas e foque em diversificar os produtos que você já possui com qualidade comprovada, mas que poderiam atingir públicos mais diversificados. Ou seja, evite mudar, literalmente, da “água para o vinho”.

Leia também:Como montar um plano de negócio para sua fábrica de gelo

Seja uma envasadora de água mineral completa

Conquistar mais uma fatia de mercado na sua região pode trazer consistência e segurança para o seu negócio, principalmente se você não precisar fazer grandes investimentos e mudanças na estrutura da fábrica para variar os produtos e aumentar o faturamento.

Como envasadora de água mineral, você pode atender o seu cliente de maneira 360°, oferecendo itens derivados da sua matéria-prima. Basta aproveitar as oportunidades do mercado e o cenário favorável de distribuição e vendas que você já tem. Por isso, pense fora da máquina e foque no seu crescimento!