Entenda a semelhança entre uma envasadora de água e uma fábrica de gelo

No mercado, há diversos segmentos semelhantes a uma fábrica de gelo. No artigo abaixo, vamos apresentar um deles, o de envasadora de água.

Você já parou para pensar que uma indústria envasadora de água tem mais semelhanças com uma fábrica de gelo do que muitos imaginam?

Se você está no mercado de envase, tenho certeza de que já está acostumado a trabalhar na cadeia produtiva da água e conhece muito bem seus processos para que o produto final chegue com qualidade à casa das pessoas.

Mas será que entrar no mercado do gelo já passou pela sua cabeça?

No artigo de hoje apresentaremos a você as similaridades entre os dois mercados e as vantagens de trabalhar neles, sem precisar mudar a estrutura da sua fábrica.

Mesma matéria-prima, outras finalidades

O Brasil é detentor de 30% das reservas de água mineral do mundo e explora menos de 10% do seu potencial.

A água utilizada no envase pode ser aproveitada no processo de produção do gelo, fazendo com que esta seja a principal semelhança entre uma envasadora de água e uma fábrica de gelo.

Ou seja, para começar a produzir, não é preciso modificar grandes estruturas na sua fábrica, pois as cadeias produtivas dos dois produtos são muito parecidas.

A grande vantagem é que seu processo de qualidade já estará garantido, pois, provavelmente já atende às exigências sanitárias do envase de água.

Aproveite a estrutura de fábrica da sua envasadora de água

Uma envasadora de água deve obedecer a alguns critérios rigorosos de qualidade, como ser construída onde exista um lençol freático com água pura, sem risco de contaminação, bem como em um local amplo, onde o ponto de extração seja próximo da fábrica. 

Em relação às exigências legais, uma fábrica de gelo precisa ter basicamente as mesmas regularizações do que uma fábrica de envase de água, o que minimiza os protocolos de adequação para o início da produção.

Para começar a produzir gelo você precisará apenas de espaço hábil para a instalação de uma máquina com uma capacidade produtiva que atenda suas expectativas.

Uma empacotadora para tornar o produto pronto para ser comercializado, câmaras frias disponíveis para o armazenamento antes de iniciar o processo logístico e veículos refrigerados para o transporte.

Leia também: Fabricação de gelo: 4 processos iniciais que você precisa saber

Capilaridade nos canais de distribuição

Outra grande vantagem de produzir gelo sendo uma envasadora de água é a capilaridade nos canais de distribuição.

No mercado de gelo em cubo, por exemplo, há um grande consumo do público final.

Desta forma, em qualquer época do ano postos de gasolina, supermercados, padarias, entre outros estabelecimentos investem neste tipo de produto para atender a demanda do consumidor.

Isso significa que você não terá que montar uma grande força de vendas para atingir um mercado desconhecido – é possível aproveitar o seu potencial distribuidor e vender para quem já confia e compra de você.