Fabricação de gelo: 4 processos iniciais que você precisa saber

Conhecer o processo de fabricação de gelo é o primeiro passo para quem quer empreender neste mercado. Existem inúmeras práticas que são consideradas essenciais para garantir que a sua fábrica produza um gelo de qualidade e estar atento a elas pode fazer com que você se destaque no mercado.

Uma fábrica de gelo precisa estabelecer protocolos de segurança, produção, embalagem e armazenamento que englobam produtividade e boas tecnologias para executar este trabalho.

Tenha uma estrutura preparada

Para iniciar a fabricação de gelo você precisará de um local com ventilação e que tenha no mínimo 100m² de área disponível. É importante que o espaço seja bem planejado e de fácil circulação para que simplifique ainda mais toda sua cadeia produtiva.

É importante lembrar que o tamanho do espaço pode variar de acordo com o modelo de negócio. Exemplo: Se você deseja ter um estoque maior de gelo, então teoricamente é necessário ter um espaço para acomodar a câmara-fria maior. Se eu posso te dar uma dica é: Defina primeiro a sua ideia de negócio antes de buscar o espaço.

Além da área destinada para produção do gelo, onde se instalarão as máquinas, sua fábrica precisará de um setor de embalagem para realizar o empacotamento do gelo e um espaço para as câmaras frias que será responsável pelo armazenamento dos sacos de gelo produzidos.

Preze pela qualidade da água na fabricação de gelo

Depois de preparar as instalações, o próximo passo é produzir. A água é uma das principais matérias-primas da fábrica de gelo. Para se obter um gelo de qualidade, é muito importante que você se atente para que essa água entre de forma filtrada em seu equipamento. Investir em um filtro pode ajudar nessa qualidade. Caso você sinta dúvida na escolha do filtro ideal, uma empresa especializada neste assunto pode te auxiliar nesse quesito.

Garantir um alvará sanitário é fundamental para a abertura da sua fábrica de gelo. Isso quer dizer que a fabricação de gelo só poderá acontecer se as condições de higiene da sua fábrica, bem como da água utilizada estiverem favoráveis e dentro dos padrões exigidos pelo seu município.

Armazenamento e empacotamento

Quando falamos em fábrica de gelo, provavelmente a primeira coisa que vem na sua cabeça é a máquina de gelo, certo? Mas lembre-se que a forma de armazenamento é imprescindível para manter o formato do gelo em seu estado sólido. Para isso, é necessário que sua câmara fria mantenha o gelo a pelo menos -16ºC para garantir que o gelo não grude e vire um bloco.

Na fabricação de gelo, também existem normas a serem seguidas para que o produto seja comercializado, bem como o empacotamento com data de fabricação, validade e lote, exigências que atestam e ajudam a rastrear a procedência do gelo. Esteja atento a este detalhe!

Manutenção preventiva das máquinas

Os equipamentos são primordiais para a sua fábrica de gelo, por isso, é essencial que você faça manutenções preventivas regularmente, assim, você consegue manter e assegurar a funcionalidade das máquinas. Lembre-se, toda máquina é suscetível a quebra, mas você não precisa ser técnico ou ter uma equipe para isso, desde que tenha uma empresa com pós-venda disponível para se apoiar e realizar o acompanhamento e manutenção.

Com a manutenção frequente dos seus equipamentos, sua fábrica fica livre de intercorrências e poderá atender às demandas dos seus clientes com muito mais produtividade.