Escolha o filtro para sua máquina de gelo

A escolha do filtro para a sua máquina de gelo é muito importante e é um processo comum dentro do mercado de máquinas de gelo cubo. Porém, a compra desse acessório, depende muito de como é a água onde a sua fábrica de gelo está localizada.

Existem padrões de exigências de qualidade da água, pois a principal preocupação quanto a isso, certamente está relacionada ao consumo humano. É por essa razão que a análise microbiológica é tão importante. Além de isso pode interferir visualmente a qualidade do gelo.

Passos para realizar a escolha do filtro para fábrica de gelo:

O primeiro passo para escolher qual filtro utilizar na sua máquina de gelo é entender que não existe uma solução padrão, pois cada lugar tem a incidência de impurezas diferentes.

O segundo passo para escolher o seu filtro, é fazer uma análise da água para determinar os níveis de poluentes e outros componentes como: cloro, ferro, manganês, calcário, sal etc. O resultado dessa análise apresentará exatamente o que você precisa para resolver a questão da filtragem da água, para que assim ela fique com ainda mais qualidade.

O terceiro passo muito importante, que deve ser considerado na hora de escolher o seu filtro, é a vasão do equipamento. Essa vazão vai depender da capacidade da sua máquina. Para você saber essa informação, é necessário realizar o cálculo dividindo a capacidade da sua máquina de gelo por 24h, que seria o tempo para ela finalizar todo o ciclo, assim, você consegue descobrir qual a vazão do seu equipamento.

O quarto passo, é uma dica minha, ao finalizar esses processos de análise, leve essas informações até um local especializado em filtro na sua cidade, assim você terá o apoio de profissionais qualificados e que te ajudaram a tomar a melhor decisão possível.

Filtro mais usado no mercado:

Normalmente os fabricantes de gelo utilizam um filtro de carvão ativado e um de areia. Vou explicar um pouco a funcionalidade de cada um:

O filtro de carvão ativado é indicado para remover vestígios de cloro de forma eficaz, o que, se não for feito, resultaria em uma água com um sabor desagradável. Especialmente indicados nos casos em que a água é usada na fabricação de um produto.

Já os filtros de areia são usados em vários setores e processos, em que se faz necessário uma remoção de longo alcance de matéria suspensa da água ou de águas residuais. Isto porque com o filtro de areia tratamento de água obtém a remoção de ferro das águas usando aeração e filtração de areia, bem como a purificação final de águas residuais, o acompanhamento da precipitação e sedimentação de metais etc.

Leia também: Máquina de gelo Industrial X Máquina de gelo Comercial

É importante lembrar que:

Seguir as dicas que eu citei acima, ajuda você a saber exatamente qual a necessidade que a sua fábrica de gelo realmente tem, dessa maneira, tenho certeza que a escolha que fizer dará um ótimo resultado. 

Você deseja receber mais conteúdos como esses?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade MAC TOTAL ICE.

A Mac Total Ice precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo conteúdos. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento.