Máquina de gelo industrial X máquina de gelo comercial

Todos os dias, pessoas usam gelo para uma diversidade de aplicações, que vão desde manter bebidas geladas até aplicações em diversas indústrias.

Tenho certeza de que se você se interessou por esse tema, é porque também possuí algumas dúvidas entre qual equipamento escolher.

Agora, vou apresentar para você algumas diferenças entre esses tipos de máquinas no gelo cubo. Assim, você consegue escolher um equipamento que atinja suas expectativas e necessidades. Vamos lá?

Máquinas de gelo comerciais:

As máquinas comerciais, geralmente são para uso doméstico ou para pequenas produções. A capacidade de produção diária dessas máquinas pode variar até 30% dependendo da temperatura ambiente e da temperatura de entrada de água.

Ciclo de produção das máquinas comerciais:

Vou apresentar para você o sistema de produção das principais máquinas de gelo comerciais.

A produção é medida levando em consideração o ciclo total da formação do gelo na bandeja.

Ou seja, do o início da produção até o momento em que as máquinas estão prontas para despejar o gelo em seu reservatório.

As máquinas comerciais possuem também um sistema de descarte de água. A cada ciclo, depois de formada as pedras de gelo, a bandeja de água que faz parte da fabricação do gelo, inclinará para trás, desperdiçando assim, toda a água que está localizada nesse local.

O tempo médio em cada descarga é considerada entre os ciclos. O primeiro ciclo, ao iniciar a máquina é mais longo para a autolimpeza ou resfriamento inicial do conjunto.

Consumo de energia das máquinas comerciais:

O consumo energético dependendo do equipamento é elevado. Uma máquina comercial que produz em média 300 quilos, possui um consumo de equivalente à 2,46 kw/h.

Vou apresentar para você agora um comparativo de consumo de energia entre as máquinas:

– Considerando que, uma máquina de gelo comercial produz 300 quilos e possui um consumo de 2,46 kw/h.

Para atingir a capacidade de uma máquina de gelo industrial 2.500 quilos seria necessário em média 8 máquinas de gelo comerciais, consumindo assim 19,68 kw/h.

Já a máquina de gelo industrial de 2.500 toneladas, que mantem sua produção independente da temperatura, consome 13kw/h.

Para essa conta considerei: Potência em kw X hora de uso (24 horas) X dias do mês (30 dias)

Esse consumo mensal trabalhando 30 dias seria de:

  • Máquina de gelo comercial: 12.009,6 kw – produção pode variar em 30% dependendo do clima da região.
  • Máquina de gelo industrial:  9.360 kw – garantindo a produção de 2,5 toneladas.

Leia mais: Fabricação de gelo: 4 processos iniciais que você precisa saber

Máquinas de gelo industriais:

As máquinas de gelo industrial são indicadas para produções mais elevadas de gelo.

São construídas sem cantos vivos, para facilitar a higienização, além de ser anticorrosiva, garantindo assim, contaminação zero do gelo. Produzem também um gelo mais cristalino, com capacidade produtiva elevada, ou seja, a produção se mantém independentemente do local ou do clima de sua região.

A capacidade produtiva e o baixo consumo de energia relacionado as máquinas industriais, estão atreladas também a utilização do condensador evaporativo a água, onde o mesmo fornece a condensação necessária, isso comparada com o sistema de condensação a ar disponível atualmente.

O gelo das máquinas industriais é mais robusto, proporcionando assim maior tempo de durabilidade.

Ciclo de produção das máquinas industriais:

O ciclo de produção das máquinas industriais é medido por dois parâmetros.

O primeiro deles é o tempo de produção, onde ele é responsável pela formação do gelo nos tubos internos do gerador. O segundo é o tempo de degelo. Ocorre quando o gás quente é injetado nos tubos, para que resulte na sua soltura. O gelo desliza pelos tubos e atinge interface da cuba que possuí dupla faca cortadora.

Veja o demonstrativo do tempo de produção e tempo de degelo:

Faça sua escolha…

Meu intuito com esse artigo é apresentar para você as principais diferenças entre máquinas de gelo. Assim, você consegue realizar a melhor escolha para alavancar o seu negócio

Diante disso, espero que eu tenha te ajudado, e que você aproveite esse conteúdo ao máximo.