Conheça os principais tipos de gás para sua máquina de gelo

Hoje, muitas pessoas sentem dificuldades em entender qual o tipo de gás ideal para sua máquina de gelo. Trouxe aqui algumas informações que podem te auxiliar nessa questão.

Antes de tudo, vou explicar brevemente como funciona um ciclo de produção de gelo cubo das máquinas de gelo da MAC TOTAL ICE:

Ciclo de produção de gelo cubo:

Ao ligar o MAC DISPLAY, liga-se a Bomba de água. O líquido refrigerante (gás) é inserido na máquina. Deve-se então regular o tempo de produção (ou tempo de formação de gelo) da sua máquina para controlar o diâmetro do furo do seu gelo cubo/tubo. Finalizando o tempo de formação de gelo dentro da máquina de gelo cubo, inicia a injeção de gás quente para o gerador. O gás quente injetado aquece, resultando na soltura do gelo dos tubos. O gelo então, desliza pelos tubos e atinge a interface da cuba com o cortador, local em que ele será separado e expelido.

Leia também: Conheça os principais tipos de gelo e suas atuações

Sobre os tipos de gás:

Vale lembrar que a escolha do gás depende da capacidade da sua máquina de gelo. Essas informações em questão, são referentes aos principais gases utilizados nas máquinas de gelo da MAC TOTAL ICE.

Gás R404A

O fluido refrigerante, gás refrigerante ou simplesmente um refrigerante é o gás indicado para máquinas de 1 tonelada. Quimicamente estável, mesmo com exposições prolongadas, este não é um gás tóxico, sendo assim, ele não degrada a camada de ozônio. É um fluido refrigerante usado em sistemas de baixas temperaturas, sua função é realizar trocas de calor.

Gás Amônia (NH3):

O hidróxido de amônia, mais conhecido como Amônia (NH3), é um gás pouco utilizado nas máquinas de gelo a partir de 10 toneladas/dia.

É importante ressaltar alguns procedimentos são fundamentais para trabalhar com esse tipo de gás, como por exemplo, o monitoramento para possíveis vazamentos. Faça sempre a utilização de EPIs e detectores de gás, para que você obtenha uma maior segurança dos funcionários.

Gás Freon R22:

O gás freon R22 é um fluido refrigerante que possui características físicas excelentes para trabalhos em temperatura média e baixa, além disso é o mais indicado para máquinas a partir de 1 tonelada/dia.

Ele é um fluido de extrema importância nos sistemas de máquinas de gelo, sua composição possibilita a troca de calor, resfriando o ambiente.

Entendeu?

Agora que eu expliquei um pouco sobre os gases e suas aplicações, separei um blog para você conhecer as principais diferenças entre uma máquina de gelo comercial e uma máquina de gelo industrial, confira:

Leia: Máquina de gelo industrial X máquina de gelo comercial

Você deseja receber mais conteúdos como esses?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade MAC TOTAL ICE.

A Mac Total Ice precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo conteúdos. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento.