Documentos necessários para abrir uma fábrica de gelo

Se você está aqui, é porque provavelmente está buscando quais são os documentos necessários para abrir uma fábrica de gelo. Portanto, vou auxiliar você, para que assim, você não tenha nenhuma dúvida. Vamos lá?

Abertura do CNPJ

O primeiro passo, caso você não tenha, é abrir um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). Assim como o CPF, o CNPJ é um número único, que identifica a sua empresa. Esse documento guarda informações do seu negócio para consulta.
É comum clientes abrirem o CNPJ com CNAE 1099604 – Código CNAE 1099604: FABRICAÇÃO DE GELO COMUM.

Se você já possui um CNPJ aberto, você pode abrir um CNAE secundário. É importante entrar em contato com o seu contador, para que assim, ele te oriente da melhor forma possível.  

Alvará de funcionamento

Agora, você precisar de uma solicitação do alvará de funcionamento e da Vigilância Sanitária junto ao órgão responsável do seu município.

Dentro estado de São Paulo todas as aberturas de fábricas são necessárias fazer um alvará para funcionamento com a CETESB também. A Companhia Ambiental é responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades com a preocupação fundamental de preservar e recuperar a qualidade das águas, do ar e do nosso solo.

Se você não mora no estado de São Paulo, é bom que você entre em contato com a prefeitura da sua cidade para entender qual o documento será necessário para o alvará.

Análise da água

Análise comum da água (não obrigatório). A análise de água é essencial para a população, para a indústria e para a agricultura. Existem padrões de exigências de qualidade da água tanto para o consumo humano, quanto para outras áreas, como recreação e indústria.

A análise da água pode ser definida em 3 categorias:

  • Testes físicos: indicam propriedades detectáveis pelos sentidos.
  • Testes químicos: determinam as quantidades de substâncias minerais e orgânicas que afetam a qualidade da água.
  • Testes microbiológicos: mostram a presença de bactérias e outros microrganismos, características da contaminação fecal.

É ideal que você entre em contato com a companhia de água da sua cidade, assim você terá o apoio de profissionais que te ajudaram a entender como funciona essa análise.

A análise da água será um pouco mais aprofundada caso a água para fabricar o gelo seja de posto artesiano. Caso você trabalhe com o poço artesiano, é necessário fazer análise de água de 3 à 4 meses, para que assim, não ocorra nenhuma variação.

Essa análise é interessante fazer para você entender qual tipo de filtro será necessário para a sua água. Veja aqui o blog que separei sobre filtro para máquina de gelo.

Pronto!

Esses são os documentos necessários para abrir uma fábrica de gelo. No geral, são bem simples de fazer. Basta você entrar em contato com as empresas responsáveis por cada documentação na sua cidade.

Você deseja receber mais conteúdos como esses?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade MAC TOTAL ICE.

A Mac Total Ice precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo conteúdos. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento.